Páginas

domingo, 29 de mayo de 2011

Comparação entre os cangurus tradicionais e os slings ou cangurus ergonômicos



Hoje, muitas marcas conhecidas de puericultura oferecem ao público diferentes porta-bebê (prendas para carregar ao seu bebê no colo sem precisar de segurar ele com os braços) como “cangurus de nova geração” (BabyBjörn, Chicco, Bebé Confort, Jane, Graco ...).


Nos cangurus tradicionais a posição não é ergonômica nem para o bebê nem para o “portador” ou carregador
As principais diferenças entre eles e os slings tradicionais ou ergonômicos descritos nestas páginas (Red Canguro) são as posições tomadas pelo bebê ou criança quando são carregados em eles. Se você olha para um bebê que esta em um desses cangurus comerciais, podemos observar que a posição do quadril não é correta. Normalmente, vemos que as pernas da criança estão esticadas com respeito ao corpo, não flexionadas ao estilo "sapinho" (uma posição que favorece o desenvolvimento da articulação do quadril). Ao levar as pernas esticadas, o peso do bebê repousa sobre a área genital, em lugar de sobre a bundinha dele, e as costas adquirem uma posição não fisiológica.


Exemplo de canguru tradicional, as pernas do bebê não está posicionadas corretamente, o peso do bebê recai exclusivamente sobre a sua área genital

Exemplo de canguru ergonômico: a posição correta do quadril, joelhos mais altos do que a bunda, o bebê não esta pendurado, senão perfeitamente sujeito pelo tecido

 A posição "sapinho" consiste em levar o bebê ou criança as suas pernas abertas aproximadamente 45 ° em relação ao eixo corporal (abertura total de 90 ° entre as duas pernas), e o quadril flexionado de tal jeito que os joelhos fiquem a uma altura ligeiramente superior do que as nádegas. Isso garante que a cabeça do fêmur esteja perfeitamente encaixada dentro do acetábulo do quadril. E essa é a posição fisiológica, a posição ideal de “porteo” (carregar o seu bebê), para evitar problemas posteriores desta articulação. Esta técnica de porteo ajuda mesmo a resolver casos de displasia leve.

Uma boa maneira de saber se um bebê está posicionado corretamente, é que os pés dele possam ser vistos desde o outro lado. Se ele é carregado na posição ventral, eles sejam vistos quando o “portador” esteja de cotas, e se ele for carregado nas costas, os seus pés possam ser vistos na frente do “portador”.

Existem, também, slings de argolas pré-formados, de "nova geração", que podemos encontrar facilmente no mercado, nos quais você pode colocar o bebê em “posição berço” ou sentadinho, como em um sling de argolas tradicional ou pouch. Em estes slings, embora a posição correta do bebê pode ser alcançada, o ajuste não é completamente certo e o bebê pode acabar ficando muito baixo, além de ser mais desconfortável para o carregador.

Além disso, nas fotos promocionais deste tipo de slings de argola, muitas vezes as crianças aparecem olhando para a frente (face ao mundo). Esta posição é totalmente contra-indicada. Os motivos são que ela obriga a curvar as costas do bebê no sentido oposto ao fisiológico, além de ficar exposto a inúmeros estímulos diretos, sem possibilidade de recuo, já que não podem virar para se refugiar no colo da mãe. Além de causar desconforto para o carregador ou portador, já que o bebê tende, pela forma da sua coluna vertebral, a se afastar do corpo do portador, deslocando o centro de gravidade deste último, obrigando-o a mudar sua postura, com os conseguintes transtornos nos ombros, as costas e a sobrecarga do assoalho pélvico.



Posição correta em um “porta-bebê”: curvatura das costas em forma de “C”, pernas em “M” e joelhos mais altos do que o bumbum.

Posição errada em um “porta-bebê”: o bebê face ao mundo, as pernas penduradas forçando os quadris, costas retas, bebê muito baixo


As únicas "vantagens" que encontramos enquanto a este tipo de “porta-bebê” convencionais é que eles são muito mais fáceis de encontrar em qualquer loja de puericultura. As casas dedicadas aos produtos infantis têm procurado responder a demanda do mercado, mas em nossa opinião não se focaram nos aspectos mais importantes (ergonomia para o bebê e portador). Por outro lado, estas mochilas e slings de argola pré-formados geralmente só podem ser usados por pouco tempo, já que logo tornam-se desconfortáveis para o usuário. Em resumo, poderíamos dizer que, apesar de ter um design moderno e atraente, ainda faltam muitos aspectos a melhorar, coisas que os slings tradicionais (wrap, argolas, mei-tais, kangas...) já traziam incorporados.

Sobre a “Red Canguro”:Red Canguro , Associação Espanhola para a Promoção do Uso de “porta-bebê”, é uma associação sem fins lucrativos que foi criada em novembro de 2008 com o objetivo de promover a utilização de “porta-bebê” por mães e pais, e qualquer pessoa interessada, difundir informação relacionada, servir como contato e apoio para pessoas que desejam entrar no mundo dos slings, para incentivar encontros e trocas de informações e experiências entre os utilizadores da mesma, aumentando o nível de conhecimento do “porteo” (o carregação) de bebês em espanhol e promover e divulgar o “attachment parenting” ou criação consciente e respeitosa. Para obter mais informações sobre esses tópicos, visite http://www.redcanguro.org/

Extraído e adaptado de: Guia de escolha de slings, da Red Canguro. Tem Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Sem Obras Derivadas 2.5 Espanha License.

Traduçao de Elena de Regoyos para MamaÉ
 
 

Talvez também te interesse:
 
-Os beneficios do babywearing... para o bebê e para os pais!

-De babywearing, amamentação e outros ítens do attachment parenting em caso de doença

-Usos errados, prejudiciais e perigosos do sling ou portabebê

-Lição de babywearing nas costas, desde Uganda, em estado puro

-Exterogestação. O bebê, emocional e fisiológicamente feito para ser carregado

-Diferentes amarrações com o wrap sling: explicação e vídeos ilustrativos

-Comprou... e agora quê? Cuidados e dicas básicas para o adequado uso do wrap sling elástico

-Comparação entre os cangurus tradicionais e os slings ou cangurus ergonômicos

-Wrap sling elástico: características, uso e videos ilustrativos

-Slings… nova moda ou beneficios reáis?

No hay comentarios:

Publicar un comentario