Páginas

jueves, 16 de junio de 2011

Comprou... e agora quê? Cuidados e dicas básicas para o adequado uso do wrap sling elástico

Se você não tem opção de uma assessoria pessoal, é importante que, na hora de ir colocar o seu wrap sling elástico pela primeira vez tenha em conta estas dicas básicas:

1.-
É fundamental, antes de nada, que coloquemos o bebê na posição sapinho, que é a ergonomicamente natural em ele. Isto quer dizer, com as pernas abertas em aprox. 90º entre elas, com os joelhos mais altos do que a bunda (mais ou menos à altura do seu umbigo) e as costas levemente curvadas em forma de C. É como si ele estivesse de cócoras, só que no seu colo. Se você pára para pensar, é a posição natural de um bebê para ser carregado no corpo da mãe, pois ele encaixa perfeitamente no quadril da mãe em essa posição.

2.- Em caso de recém nascidos, prematuros ou não, a gente não deve forçar a abertura das pernas no nosso contorno, já que talvez ainda o seu tamanho não permita tanta abertura, então manteremos o bebê dentro de wrap (quando for colocado verticalmente) com as perninhas na posição fetal natural em que eles as tenham, ficando, então, mais “bundudinho” dentro do wrap:

3.- Como o tecido é elástico, é importante não deixá-lo frouxo, tencionando ele bem. Quando você colocar o wrap com o nó básico pré-amarrado (vídeos a continuação), é importante tencionar bem o sling ao redor do seu corpo. É preferível que ele fique apertadinho no corpo, bem justinho, já que depois, com o bebê dentro dele, ele irá ceder um pouco por causa da elasticidade.

Se o bebê se sente meio frouxo aí dentro, ele não se sentira bem segurado, esticará as costas, reclamara... e quem carrega também não estará confortável, pois terá que compensar a posição do bebê (afastado do corpo do carregador, e por tanto, do centro de gravidade) curvando as suas costas para atrás, e estas acabarão doendo. Por tanto, o bebê tem que ficar bem grudadinho na pessoa que carrega, para não modificar o centro de gravidade e se sentir seguro e confortável (ambos). E para isso é preciso tencionar bem o wrap, deixar ele bem justinho.

4.- O bebê estará à altura perfeita quando a gente consiga dar um beijinho na testa dele só abaixando a nossa cabeça. Se ele está mais alto, deveríamos colocar ele um pouco mais abaixo, se ele estiver bem mais abaixo (geralmente isto acontece mais por medo de “apertar demais” o sling), será necessário que tencionemos mais o tecido fazendo com que ele suba mais, pois não estará confortável, e provavelmente também não estejamos respeitando a posição sapinho adequada, ficando ele esticado e desconfortável. Lembre que ele tem que ficar “sentadinho” no wrap, bem apoiado na bundinha dele.




5.- É importante manter o wrap sem enrolar. Quer dizer, segundo você vai fazendo a amarração (seja qual ela for), nunca deixar que o wrap enrole sobre sí mesmo. Nos nós que carregam o bebê na frente, o wrap devera ficar esticadinho nas suas costas, como se fossem duas faixas em “X” bem largas. Isto é importante por dois motivos:

-Para o seu conforto: não ter um pano enroladão nas suas costas, senão um pano esticadinho e bem colocado, imagine a sua blusa toda enrolada... é mais confortável ter ela esticada, né?

-Para garantir que depois vai tencionar parte por parte do tecido de forma ordenada, recolhendo o peso do bebê parte por parte do seu pequeno corpo adequadamente: a parte superior do tecido ficara convenientemente tensionada para segurar o pescoço do bebê, a parte media, de cima para abaixo, vai segurando cada vértebra dele com a devida tensão a cada altura das costas, e a parte inferior segura a bundinha e pernas dele. Cada parte do sling precisa de uma tensão diferente, adequada à parte do corpo (e dimensões deste) que esteja segurando.

6.- A parte inferior do wrap sempre tem que segurar a criança desde a parte de atrás de um joelho até a parte de atrás do outro joelho, dessa forma mantemos a posição sapinho do bebê, deixando as canelas pendurando, e ele permanece "sentadinho" no wrap. O sling não deve ficar na metade da coxa, senão bem até atrás de cada joelho:



7.- Uma vez terminado o nó, lembre-se de não deixar ele apertando o seu pescoço, e estique ele até cobrir os seus hombros, para carregar o peso com eles, e não com o pescoço.



VÍDEOS BÁSICOS PARA PRIMEIRAS TOMAS DE CONTATO:

Nó Básico pré-amarrado, posição vertical e deitado (é bom para as primeiras tomas de contato, pois não precisa segurar o bebê ao mesmo tempo em que amarra o sling, assim você ganha confiança):



Nó Básico sem pré-amarrar (você pode tencionar exatamente o necessário já que esta com o bebê no colo, em lugar de fazer uma estimação prévia de quanto você vai precisar tencionar). Em este vídeo, em lugar de cruzar só uma vez o wrap por baixo da bundinha do beê, ela faz um "boucle" ou "twist", para não forçar tanto a abertura das perninhas do recém nascido, e dar uma segurada maior, além dela não ir precisar de esticar esas duas faixas de tecido depois, pois o tempo estava quente:


Mais informações:





Elena de Regoyos
(19) 9391 4134


1 comentario: